Nossa Empresa

Um pouco da nossa história

A Família Spina é tradicional na cidade de Cabreúva. Santo Spina, sua esposa e seus filhos, moravam no comune di Curtatone, da Provincia de Mantova, norte da Itália. Buscando uma oportunidade de "Fazer a América", embarcou e enfrentou "quaranta giorni e quaranta notte" vendo céu e mar, no final do século XIX, mais ou menos no ano de 1890, para vir se estabilizar no Brasil e, logo após, veio toda família, para trabalhar no ramo cafeeiro. Um de seus filhos era o Bisnonno Teodoro Spina, que com a Bisnonna Matilde tiveram 5 filhos, entre eles nosso querido Nonno Antonio Spina, o qual casou-se com a nossa querida Nonna Nalina, os quais tiveram 5 filhos, entre eles Ernesto Vair, Teodoro Alberto e Autevir, os nossos queridos fundadores da Olaria Spina.

Desde muito pequenos, nossos fundadores trabalhavam de sol a sol, com pouco estudo, mas muita determinação e vontade, na colheita de café. Mas o café, depois da grande crise cafeeira, era ingrato e em alguns anos o dinheiro era suficiente somente para honrar as contas. Tio José ficava na cabeça do Nonno Antonio: "Antonio, seus filhos são trabalhadores e você tem argila, porque não monta uma Olaria?". Com muito esforço e determinação, em 1961, conseguiram montar uma e começaram o primeiro lote de tijolos. Nesta época não havia forno, fazia-se uma caiera com os próprios tijolos crus e colocava-se fogo, rezando para não chover e derreter tudo. Com o tempo, pelo aumento da demanda, foram construídos ranchos e fornos. Além disso, compraram um caminhão para fazer as entregas.

Pela qualidade do acabamento, os tijolos da Olaria Spina começaram a ser usados de forma aparente por arquitetos da época, onde ganhou-se a fama de tijolos “a vista”. A partir desta tendência, o foco da produção de tijolos simples de construção foi mudado para tijolos de revestimento.

Até hoje, a Olaria Spina preza pela qualidade de seus produtos e procura a excelência, pois sabemos que não é somente um tijolo que fazemos, mas que este tijolo fará um sonho tornar-se realidade, principalmente quando este sonho é a casa própria, pois sabemos, como família, que a Casa é o lugar da família, onde se reúnem a mesa, onde compartilham histórias, onde se comemoram as vitórias e onde se choram as perdas.

Esperamos que gostem do nosso novo site, fizemos especialmente para todos aqueles que apreciam a nossa arte.


Famiglia Spina

LINHA DO TEMPO

TRADIÇÃO, QUALIDADE E TECNOLOGIA

DIAS ATUAIS

Os maquinários obsoletos e a falta de espaço poderiam deixar a Olaria Spina obsoleta diante do crescimento da demanda e da concorrência. Desta forma, sempre em busca de se adaptar as exigências do mercado, no final da década de 1980, foi construída uma nova olaria com galpões maiores, com mais fornos, com mais espaço físico e maquinários modernos para conseguir atender a demanda e continuar com a qualidade de seus tijolos.

Nos anos 90 começaram a surgir novos modelos e cores de tijolos (como as plaquetas, branco mesclado, palha, salmão), onde foi investido em maquinários, mão de obra e matéria prima de qualidade para atender a esta nova demanda do mercado.

A demanda por tijolos de demolição no começo dos anos 2.000, levou a elaboração do modelo Hara, o qual ainda hoje é um grande sucesso de vendas. Um pouco mais tarde, foi elaborado o tijolo e plaqueta tipo inglês, os quais são os mais queridos dos arquitetos e decoradores. Para o lançamento destes dois produtos, precisou-se investir em maquinário especial, pesquisa de matérias primas, formas, treinamento de mão de obra e marketing.

Além do investimento feito para a produção e elaboração de cada tipo de tijolos, foi investido também em infraestrutura e tecnologia, como a aquisição do maquinário cerâmico, o qual traz mais qualidade na homogeneidade da argila para aumentar a qualidade dos produtos; também a construção de novos galpões mais espaçosos, mais arejados e com ventiladores para aumentar a eficiência da secagem.

Em 2017, o investimento está focado em novos fornos com eficiência calórica muito maior que os antigos, sem perder a qualidade. Desta forma conseguiremos entregar nossos produtos em menor tempo.

Na busca de atender as exigências de seus clientes, a Olaria Spina conta com sete cores de produtos, divididas entre sólidas (vermelho, salmão, palha e inglês) e mescladas (vermelho mesclado, branco mesclado e salmão mesclado), e mais de 15 modelos, sem contar os trabalhos personalizados realizados mediante as demandas específicas de clientes.

E para melhor garantir a qualidade de seus produtos, a Olaria Spina conta com laudos do SENAI e INMETRO.

A Olaria Spina está sempre em processo de inovação, atenta as tendências do mercado e as exigências de seus clientes. Por isso não para de investir em infraestrutura, maquinário e pessoas.


diasatuais_001
diasatuais_002
diasatuais_003
diasatuais_004
diasatuais_005

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

Nossa Missão é:

  • Oferecer produtos de alta qualidade aos nossos clientes e deixá-los plenamente satisfeitos. Para isto, acreditamos ser essencial valorizar nossos colaboradores e a cultura da cidade onde estamos e, também, estar em harmonia com o meio ambiente.


Nossa Visão é:

  • Ser referência no mercado cerâmico artesanal inovando sempre, pela qualidade dos produtos, do nosso atendimento e do ambiente de trabalho.

Nossos Valores são:

  • Satisfação dos clientes, pois são eles que autenticam a qualidade dos nossos produtos;
  • Honestidade e ética, sem dúvidas, é a influencia mais pessoal que os nossos fundadores deixaram para Olaria Spina, faz parte da nossa cultura empresarial. Esta é uma exigência feita em todas as transações da nossa empresa.
  • Valorização e respeito às pessoas, pois acreditamos que elas são a empresa, isto é, se são valorizadas e bem treinadas, teremos uma empresa com produtos de qualidade e e um clima respeitoso e produtivo, onde o colaborador sente-se parte e responsável pelo sucesso da empresa;
  • Respeito ao meio ambiente, pois acreditamos que respeitá-lo é respeitar nossa “grande casa”. Minimizar os efeitos da nossa existência é fundamental para não haver escassez de recursos naturais e para a manutenção de um ambiente integro.